Com a maioria da população urbana chinesa enfrentando os isolamentos sociais por causa do Covid-19, não é um bom momento para o mundo dos relógios chineses, particularmente o mercado de segunda mão de produtos de alta qualidade devido à estrita adesão de Pequim ao Covid zero.
Com regulamentações rígidas e um período economicamente difícil à vista, os preços dos bens de luxo em segunda mão caíram rapidamente na China. Ainda assim, mesmo os chineses mais ricos estão tomando cuidado, cortando seus gastos e vendendo seus relógios Rolex e bolsas Hermès para levantar dinheiro.
+ Turismo no Brasil perde R$ 6 bilhões com a Guerra na Ucrânia
+ A Casa que Desapareceu: monumento em cemitério na China é construído para ir se ‘desfazendo’
+ Veja fotos do Fusca da casa incendiada: raro 1950 Split Window vale uma fortuna
Proprietários de pequenas empresas gastaram suas riquezas em extensas coleções de bens de luxo em tempos melhores, à medida que as regras diminuíam. No entanto, essas alegrias foram de curta duração, e os bloqueios do capital financeiro e comercial da China prejudicaram seus fluxos de caixa.
De acordo com o Financial Times, o Watcheco, um portal da indústria de relógios de luxo usados, informou que o preço dos Rolex Submariners de segunda mão, um relógio clássico dos amantes de relógios, caiu 46% desde março. Além disso, não apenas relógios caros, mas até mesmo bolsas de luxo em Xangai e Hangzhou reduziram os preços de clássicos como as bolsas Hermès Birkin em até um quinto no mesmo período.
“A época do boom acabou”, disse James Wang, vendedor de relógios de luxo de segunda mão na cidade oriental de Nanjing. “Estamos entrando em um período de correção que pode durar muito tempo.” Ele continuou: “A Patek Philippe diz que você nunca possui seu relógio, mas apenas cuida dele para a próxima geração. Esse não é o caso em uma crise empresarial. É provavelmente o mais fraco que já vi em meus 25 anos na China.”
As empresas estão jogando um jogo de ida e volta de aumento e redução de preços de acordo com os regulamentos do Covid. Quem poderia prever essa situação quando o custo dos Rolex Submariners de segunda mão aumentou 240% apenas seis meses antes do isolamento de Xangai?
Fonte: Luxury Launches
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Secondhand de luxo: depois das bolsas e dos acessórios, agora é a vez das joias!
+ Descubra qual é o melhor aeroporto do mundo e a lista com o top 10!
+ Cabelo: marca de cosméticos recebe Selo Real pelo Rei Willem-Alexander